Sobre A Seleção

Hi people. Como eu estava sem nada pra fazer resolvi tentar escrever alguma coisa sobre uma trilogia do fundo do meu coração, A Seleção, de Kiera Cass, trazida ao Brasil pela Editora Seguinte. <3
A autora
Essa trilogia foi o meu mesmo caso com a Estilhaça-me e Instrumentos Mortais. Mó galera me indicando e eu com preconceito por conta das capas. Eu achava que não ia gostar por isso demorei anos pra começar a ler. Arrependo-me muito. 
A história é uma distopia (<3) e se passa em uma América do Norte futurística, mas que vive sob um regime monárquico com castas. São oito castas. A primeira, da realeza, até a oitava, dos menos menos menos menos favorecidos da sociedade. As pessoas de casta mais baixa são muito controladas e em vários momentos a história me faz refletir, como quando uma criada (os servos são da casta 6) se pega chorando porque nunca vai poder fazer outra coisa, nunca vai poder ser feliz de verdade, porque nasceu inserida dentro daquela casta e tem que servir, mesmo que não queira. E nesse meio existem os rebeldes que querem acabar com as castas e outros que querem destruir a monarquia.
A monarquia acontece da seguinte forma: O príncipe que será herdeiro do trono, em certa idade vai escolher uma esposa para dar continuidade ao sistema, por meio da Seleção. A Seleção é uma “competição” onde 35 meninas do Reino de Illéa são selecionadas para passar um período tentando se encaixar na vida da casta 1 e tentando conquistar o coração do príncipe. 



A Seleção, o primeiro livro da Trilogia, conta a história de America Singer, uma artista da casta 5 que acidentalmente e quase contra a sua vontade (diferentemente de todas as outras meninas da sua casta) é selecionada para a competição. Antes de ir ela tinha um namorado (Aspen Leger, que inclusive detesto) escondido da sua família. Quando ela vai pro castelo e conhece Maxon Schreave, o príncipe (E MELHOR PESSOA DE TODA A SÉRIE <3) aos poucos ela começa a ficar indecisa. 



No segundo livro, A Elite, sobraram apenas poucas meninas e America começa a perceber que não é apenas a competição que importa, vários interesses políticos e de liberdade estão envolvidos no sistema em que ela está inserida, quando ela se dá conta disso ela começa a buscar maneiras de tentar mudar alguma coisa e se mete em várias apreensões por culpa disso. Além de que finalmente começa a perceber que gosta de Maxon e não sabe como deixar isso claro para Aspen, que foi trabalhar como guarda no castelo. America fica em um impasse entre o amor e a política.



O último livro, A Escolha, lançado dia 6 de maio, fechou a série com chave de ouro <3.
America, Maxon e Aspen conseguem uma maneira de trabalhar juntos, mesmo em meio aos segredos, para descobrir mais sobre as injustiças das castas. O livro tem algumas perdas tristes, mas termina de uma forma muito feliz (graças a Deus, porque eu sofri muito nos últimos meses com o final de Convergente, da Trilogia Divergente). Ocorrem muitos ataques rebeldes e America consegue resolver todas as áreas da sua vida por um fio. Fiquei muito apreensiva, mas adorei a forma como o livro terminou. Aliás, não gostei muito porque acabou, hahaha, queria muito que tivesse alguma continuação, nem que fosse algum conto :(.



Falando em contos, a Trilogia também tem dois contos lindos <3, O conto O Príncipe, que conta alguns capítulos de A Seleção do ponto de vista de Maxon e também o conto O Guarda, que conta alguns capítulos de A Elite do ponto de vista de Aspen. Em um livro adicional da série, Contos da Seleção, contém esses dois contos, alguns capítulos de A Escolha, entrevista com a autora, árvores genealógicas dos personagens principais, entrevista com a autora, trilha sonora dos livros, etc.

Foto promocional do lançamento de A Escolha

Enfim, não tenham preconceito como eu tive, são ótimos livros, baratos e com uma leitura super dinâmica. Espero que vocês leiam e morram de amor pelo Maxon e tenham muita raiva do Aspen e vontade de bater na America muitas vezes, porque ela é muito idiota. Ps: O nome disso é amor ahuashsa.

Fotinha promocional linda que a Editora Seguinte postou esses dias <3

Só pra terminar mesmo: A Editora Seguinte está fazendo eventos de encontro com os leitores da trilogia, em homenagem ao lançamento de A Escolha em todo o Brasil (com prêmios e etc <3), o daqui de Fortaleza ocorrerá dia 31 de Maio, na Livraria Cultura.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.