Resenha: Contos de Travessia

Oi, gente, hoje falarei sobre esse livro lindo que foi meio que organizado pela Socorro Acioli e uma das autoras é uma linda do GABA <3. Eu o li faz quase três meses, mas só agora resolvi postar a resenha. É um livro lindo, com um ótimo design e diagramação, bem pequeno e é apenas de contos. São oito contos um mais lindo que o outro *-*, vou falar um pouco sobre cada um deles.



    O primeiro conto se chama "A Menina dos Olhos Dourados" e foi escrito por Barbie Furtado. Ela nos apresenta Lila, uma menina que sofre bullying na escola por ser gorda e não tem amigos. Certa noite ela se depara com uma pergunta em um concurso de um blog: "Se vocês pudessem ser qualquer outra pessoa por um dia, quem vocês seriam?". Lila se imagina sendo outra menina bonita, magra e rica que cria em sua cabeça. Ela dorme e quando acorda percebe que está no corpo da menina que imaginou. Não conseguimos ter a certeza se é apenas um sonho. Fiquei arrepiada!



    O segundo conto se chama "O Cobrador de Promessas", escrito por C.R. Gondim. Esse conto mostra a vida de um homem que fez uma promessa ao seu filho e não pôde cumprí-la. Ele se torna um cobrado de promessas, mostrando as pessoas a dor que elas causam quando fazem promessas que não podem cumprir. Ele tem que encontrar seu filho e receber um perdão e, ao mesmo tempo, fazer uma escolha muito importante. É bem metafórico, amei.



    O terceiro se chama "O Gato Preto", de Eveline Farina. Neste conto, Edgar compra um gato preto para sua mulher, que, muito supersticiosa, manda ele devolvê-lo. No caminho, Edgar, que não era supersticioso, se depara com a sorte e resolve não devolver o gato. Sua vida muda completamente, ele vira um homem muito sortudo e percebemos como, dependendo da situação em que nos encontramos, podemos acreditar em sorte e azar.

    O quarto se chama "Eu Quero um Dia Dentro do Outro", de Fernanda Meireles. Esse conto relata de forma bem poética os sentimentos de um ex-carteiro ao encontrar uma carta e lembrar de sua amada que está longe. É tão lindo que dói.




    O quinto é o "Olhos de Oceano", de Maria Luiza Artese. Esse foi o conto que eu mais gostei. Ele é um trecho de um livro (que estou louca para ler, inclusive) dessa autora. Nele vemos parte resumida da história de Laura, uma menina isolada da praia, filha de um marinheiro. Depois de ser salva de um afogamento por Victor, eles começam a conviver. É um conto lindo e muito melancólico sobre amor e perda.



    O sexto se chama "Dia de Noiva", de Natália Maia. Nele, acompanhamos o dia de noiva de Soraya que, depois de muito sofrer, realizava seu sonho. Comentários secretos das trabalhadoras do salão de beleza se entrelaçam com a promessa daqe dia, daquele sonho. Sonho ou pesadelo? É um conto bem divertido.

    O sétimo é o "Nosce te ipsum", de Rafael Caneca. Este conto nos apresenta Arnaldo, um garoto que faz academia e é muito decidido. Nesse dia um cachorro começa a seguí-lo. Depois de percebê-lo, a vida de Arnaldo muda sem ele ter a mínima ideia do que está acontecendo. O final é sinistro! Gostei bastante.




    Por fim, o conto da Raiana Alves, do GABA, "Como me Tornei Ruiva", que em breve será terminado e publicado como um livro <3. A história fala sobre uma mulher que descobre que está com câncer de mama e depois de raspar o cabelo por conta da quimioterapia ela decide, por impulso, comprar uma peruca ruiva. Quando ela está usando a peruca ela se transforma, dizendo e fazendo coisas diferentes do seu normal. Estou muito ansiosa para ler a continuação, gostei muito da história *-*.

    Enfim, gente, é um livro que vale a pena ler, principalmente para começarmos a valorizar esses novos escritores brasileiros que são muito talentosos. Espero que tenham gostado. :)




6 comentários:

  1. Obrigada pela resenha, Alba, ameeei <3 Fico feliz por vc ter gostado e adorei as fotos :)
    Beeijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, querida! E muito sucesso!

      Excluir
  2. "É tão lindo que dói" Frase bem Alba mesmo kkkkkkkkkkk
    Parecem ser contos bem legais mesmo *-* Espero poder ler um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, minha cara mesmo! Leia viu *-*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.