Vocês precisam conhecer Mathilde (Resenha: Destinos e Fúrias - Lauren Groff)

Oi, gente :).

Hoje eu vim aqui para falar desse livro maravilhoso que li graças ao Rodrigo, que me falou tão tão bem dele e resolvi dar uma chance, o Destinos e Fúrias, da Lauren Groff (Título orginal: Fates and Furies) publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.





Primeiramente eu gostaria de endeusar a escrita da Lauren Groff, que é MUITO boa, de verdade. Eu já imaginava isso porque a autora já ganhou muitos prêmios literários, então saiba que mesmo que a história não fosse boa, valeria a pena ler apenas pela forma que é contada.


O livro fala de Lotto (Lancelot, na verdade), um garoto que nasceu em berço de ouro e foi criado para ser um ator, com sua mãe sempre ditando seus passos. Logo pequeno seu pai falece e ele vai crescendo e ficando rebelde, começa a andar com drogados e em lugares suspeitos. Sua mãe logo o tira das más influências e o coloca em um internato, que Lotto detesta.

Após um longo período no internato, Lotto vai para a faculdade, aonde tem mais liberdade, longe de sua mãe e se aproveita disso para ficar (não só ficar) com praticamente todas as meninas que vê pela frente. Os anos se passam e no fim do curso, em uma festa, Lotto vê Mathilde.

Mathilde é uma menina linda, modelo e misteriosa, e Lotto se apaixona à primeira vista. Ninguém sabe nada sobre Mathilde e ela não tem nenhum amigo. Passadas algumas semanas eles dois se casam, e o que para todos parecia que não ia durar nada por ser muito precipitado, dura muitos anos.



Na perspectiva de Lotto, acompanhamos o casal desde o primeiro dia, passando pela não-aceitação da mãe (que deixa de dar qualquer dinheiro para o filho), pelos anos ruins aonde ele não consegue emprego como ator e Mathilde sustenta a casa, até o apogeu, que Lotto descobre o seu dom de dramaturgo e eles começam a ter uma boa vida. Vemos cada pequeno detalhe de suas vidas juntos, com todo o mistério e bondade de Mathilde.

O livro parece ser só isso, então a perspectiva da história muda e começamos a ver quem é Mathilde, de onde ela veio, qual o seu nome real, o que ela fez/faz, se ela é realmente a santa que Lotto pensa. Fica tudo mais interessante, chegou a me lembrar o livro Garota Exemplar, da Gillian Flynn.



Percebemos que na verdade, a história é sobre Mathilde, tudo gira envolta dela, da sua perfeição e esperteza que as vezes parece psicopata, mas, diferente da personagem Amy, de Garota Exemplar, tudo o que ela faz é pelo bem de Lotto.

É um livro sensacional, com uma ótima reviravolta e personagens muito bem construídos. Pensei que daria nota 5 pra ele mas no fim percebi que merece no mínimo um 9. Tem tudo para dar um bom filme (mas não tem nenhuma notícia sobre isso ainda), e eu iria na estreia com certeza. Indico para qualquer um fã de um bom romance que envolva arte, que tenha uma ótima escrita, ótimos personagens e um clímax perfeito!



Booktrailer do livro:



Espero que tenham ficados curiosos e se quiserem comprar é só clicar aqui! Até mais :).






2 comentários:

  1. Amei "Garota Exemplar" e esse tbm parece um livro que vai me prender até o fim!
    Valeu a dica, amore! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, pode esperar que na segunda parte, que conta a visão da Mathilde, é muuuito boa!

      beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.