LEIA MULHERES!!!!



Estou muito feliz porque hoje é um dos meus dias preferidos do ano, o dia da mulher <3, e se tem uma coisa que eu amo nessa vida é ser mulher e nos enaltecer.

Fiz esse post especial para falar de cinco autoras que marcaram minha vida e que indico para todas as pessoas lerem! 

Ps: Não está em nenhuma ordem específica.



J. K. Rowling

Para começar sambando, coloco em um altar minha rainha J. K. Rowling. J. K. conseguiu marcar minha infância e minha vida e a de milhares de pessoas do mundo que foram e são todo dia tocadas pela história de Harry Potter. 

Harry Potter é uma história de quebra de paradigmas, de padrões sociais, de gênero e faz um grande apelo contra o preconceito e a injustiça. Sem falar que tem uma das melhores personagens mulheres que existem (inclusive, todas as mulheres da história têm a mesma força de participação que os homens, com personalidades incríveis), nossa amada Hermione, que ao contrário de todos os estereótipos (principalmente para a época em que a história se passa) mostra ser extremamente destemida e a personagem mais inteligente de todos.

E algumas pessoas não sabem, mas a J. K. teve uma infância difícil e depois que cresceu chegou até a passar necessidades (existem até rumores de que sofria violência doméstica do ex-marido). Com o sucesso de seus livros, ela não esqueceu de onde veio e se você fizer uma breve pesquisa verá que ela participa de listas e mais listas de projetos filantrópicos voltados a várias causas. E pra terminar, sabemos bem que ela é uma opinadora ativa sobre política e sobre os direitos das mulheres, sem se importar de jeito nenhum com a opinião de ninguém!


Confira os livros da autora clicando aqui



Socorro Acioli

Eu não podia falar de autoras que marcaram minha vida e não falar da melhor cearense de todas que é a Socorro Acioli, né?

A Socorro escreve com a alma, conhecendo ela de perto eu percebo a cada novo livro ou coluna que leio dela o quanto ela se joga nas palavras. Com vários livros infantis e uma série infanto-juvenil que tanto amo, ela ganhou meu coração nas primeiras páginas, vocês precisam ler a Bailarina Fantasma, é um amor demais (tem resenha aqui). Sem falar que a querida já ganhou o Jabuti (prêmio mais importante de literatura brasileiro) pelo livro poético Ela Tem Olhos de Céu, que é um tiro no meu coração de tão perfeito. E vocês acham que acabou? Não, né! O seu sucesso "A Cabeça do Santo" está ganhando o mundo, já foi traduzido para três países e está concorrendo ao LA Times Book Prizes!!!!! É muito orgulho <3.


Confira os livros da autora clicando aqui



Anne Frank

Essa menina infelizmente nem chegou a virar mulher mas é uma das minhas maiores inspirações.

Anne Frank escreveu um diário durante a época em que esteve escondida dos nazistas, por ser judia. A garota morava com a família em um lugar que era praticamente um sótão e a qualquer momento corria o risco de ser descoberta e mesmo assim ela não perdia o amor. Ela registrou todos os seus sentimentos e podemos lê-lo no maravilhoso Diário de Anne Frank, um dos melhores livros do mundo, que deveria ser lido por todas as pessoas, pois Anne tinha uma vida que nem poderia ser considerada vida e provavelmente tinha mais esperanças do que qualquer pessoa que já existiu.


Clique aqui para conhecer a obra



Chimamanda Ngozi Adichie

Uma das mulheres mais maravilhosas que habitam o planeta Terra é a queridíssima Chimamanda. Ela é nigeriana e escreve sobre o real feminismo, sobre raça e sobre a África de forma muito linda e por meio de romances <3.

Inclusive ela tem um discurso tão lindo que foi transformado em um livrinho que deveria ser leitura obrigatória para o mundo, o Sejamos Todos Feministas.

Não preciso mais falar nada, né? A bicha arrasa demais.


Confira aqui os livros da autora



Gillian Flynn

Em toda a minha vida eu sempre odiei ser taxada como frágil, indefesa, boazinha, obediente e qualquer outra merda dessa que não tem nada a ver com o fato de eu ser mulher. Para fechar com chave de ouro apresento a vocês a Gillian Flynn que me inspira a cada livro seu mostrando que de frágeis nós não temos nada. Com uma série de personagens mulheres fortes, inteligentíssimas e destruidoras, Gillian declara que está em defesa das vilãs.
Vou quotar a própria autora em uma entrevista para vocês começarem a ler seus livros agora:

"Já me cansei das heroínas determinadas, das corajosas vítimas de estupro e das fashionistas á procura de autoconhecimento que aparecem em tantos livros. Lamento, especialmente a falta de vilãs femininas; boas e potentes vilãs femininas. [...] As mulheres passaram tantos anos lutando por direitos que não sobrou espaço para reconhecer nosso lado obscuro. Lados obscuros são importantes. Eles devem ser cultivados como repugnantes orquídeas negras. Por isso 'Objetos Cortantes' (tem resenha aqui) é meu pequeno e assustador buquê".

Elogiada por autores de terror e fantasia renomados como Stephen King e George R.R. Martin, Gillian está aí para mostrar que as mulheres têm poder, e muito.


Confira os livros da autora


Se eu fosse falar de todas as autoras que admiro como mulher e pela sua escrita esse post seria infinito, mas escolhi com todo o meu coração e eu realmente acho que já estamos muito avançados para em 2017 ainda existir gente que fala "ai, não leio livro de mulher - ai, não leio livro em que a personagem principal é mulher - bla bla bla". Somos todos iguais e todos podemos escrever coisas incríveis independente de ter ou não um par de peitos!

Espero que tenham gostado e feliz dia da mulher para todas nos <3.







2 comentários:

  1. Esse post me deixou feliz porque sei a importância que tem em se declarar que você "lê mulheres" hoje em dia. A própria J.K. adotou esse nome para que as pessoas não se sentissem afastadas por ter uma mulher escritora de fantasia.
    Foi ótimo conhecer a Chimamanda. Amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, igual como várias outras autoras que já existiram, Jane Austen é o principal exemplo disso! Tu vai adorar a Chimamanda! <3

      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.