A Filha Perdida - Elena Ferrante

Esses últimos dias eu estou numa vive meio de livros mais adultos, não sei o que está acontecendo, mas estou amando!


Há bastante tempo escuto falar muito bem da Elena Ferrante (pseudônimo, porque a queridona é anônima), autora de alguns romances contemporâneos que estão dando o que falar. Resolvi dar uma chance, finalmente, e comecei lendo um dos seus primeiros livros: A Filha Perdida, e estou completamente surpreendida!

A história não é uma coisa que pareça marcante à princípio, basicamente ela gira em torno de uma mulher chamada Elena (hahaha) que resolve tirar férias depois de as duas filhas irem morar com o pai em outro país. Nessas férias, ela começa a observar uma família e daí começamos a conhecer a personagem, porque ela começa a ter insights e pensamentos profundos observando-os, lembrando de sua infância e de suas filhas.

Nada demais, né? Todos fomos enganados por essa sinopse porque esse foi um dos melhores livros que já li.

Com o desenrolar da história percebemos que Elena vivia a vida de suas filhas e qualquer coisa faz lembrar as duas. Seu envolvimento com a família que ela tanto observa a faz ter pensamentos e mais pensamentos sobre como era a sua infância, sua mãe que tanto odiava, seu casamento que não deu certo, suas filhas por quem ela é obcecada. E todo essa relação entre passado e presente é escrita de uma forma maravilhosa, quando você vê já está quase acabando o livro. 

Elena é uma personagem de muita personalidade, muito bem criada, com pensamentos fortes e as vezes doentis, e em qualquer momento conseguimos nos identificar com ela. É como se por dentro, ela fosse um lado ruim nosso que nunca queremos revelar. 

O final do livro não é exatamente um final, visto que não acontece nenhuma grande trama, é um livro que lemos e conseguimos pensar e refletir e não um livro que mereça continuação.

Gostei demais mesmo e já estou muito ansiosa para ler os outros sucessos da autora! Espero que vocês gostem e se quiserem comprar é só clicar aqui.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.